SBC – SP

Terapia ABA

A Terapia ABA é o melhor apoio para desenvolvimento. Trabalhamos com amor e ciência para potencializar vidas.

O que é ABA?

A Terapia ABA, que significa “Análise do Comportamento Aplicada” (em inglês, Applied Behavior Analysis), é uma abordagem terapêutica que se concentra na compreensão e na modificação do comportamento humano.

Ela é frequentemente usada para ajudar pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e outras condições de desenvolvimento, bem como para tratar uma variedade de desafios comportamentais em crianças e adultos.

Como funciona o tratamento?

Os atendimentos realizados por meio da intervenção em ABA, são estruturados mediante ao resultado da Avaliação Comportamental que cada paciente realiza ao iniciar os atendimentos na clínica.

Essa avaliação identifica as habilidades existentes, e as que necessitam ser desenvolvidas, com base no desenvolvimento esperado para a faixa etária do paciente.

Também são identificados os comportamentos barreira (estereotipia, agressividade, hiperatividade e outros.), que necessitam diminuição de ocorrência.

Com base na ciência ABA, o resultado dessa avaliação é utilizado para elaboração do PIC – Plano de Intervenção Comportamental -, que busca promover um aprendizado estruturado, por meio de suas necessidades e preferências anteriormente identificadas.

Durante o tratamento, o Acompanhante Terapêutico realiza a aplicação direta dos programas comportamentais presentes no PIC, e todo trabalho realizado é registrado, por meio de coleta de dados em registro, atualização de dados dos programas de cada habilidade em gráficos, emissão de relatórios trimestrais, assim como durante a supervisão que é realizada semanalmente, a coordenação do caso acompanha todos esses processos de registros, o que permite que a família possa ter acesso a esses relatórios, acompanhando os possíveis progressos e sendo instruída sobre as manutenções necessárias durante o processo de  intervenção.

Os demais Especialistas também realizam a intervenção com base nos objetivos do PEI, que anualmente são revistos, passando o paciente pela reavaliação.

Para o Acompanhamento Terapêutico, realizamos atendimento em contexto clínico, homecare e escolar.

para quem é indicado a terapia aba?

É importante destacar que a Terapia ABA é altamente individualizada e baseada em avaliações específicas das necessidades e habilidades de cada indivíduo. Antes de iniciar a Terapia ABA, é fundamental que um profissional qualificado realize uma avaliação completa para determinar se essa abordagem é apropriada e, em caso afirmativo, desenvolva um plano de tratamento personalizado.

Além disso, a Terapia ABA é uma abordagem intensiva que requer a participação ativa dos pais ou cuidadores, pois muitas das técnicas e estratégias ensinadas durante a terapia precisam ser reforçadas e praticadas em ambientes do dia a dia. Portanto, o envolvimento da família é fundamental para o sucesso da terapia.

Quais avaliações são realizadas dentro dessa especialidade?

VB-MAPP, ABLLS-R, Socially Savvy e Social Skills Solutions.

Faz parte também do processo de avaliação, entrevistas indiretas com os responsáveis e a observação direta do paciente.

O processo de avaliação pode ser realizado tanto para a identificação de defasagens de habilidades no desenvolvimento, como também, na observação de comportamentos interferentes em excesso, com o foco de analisar possíveis funções que mantem determinado comportamento, para que possam ser elaboradas as estratégias de intervenção adequadas.

É importante ressaltar que o processo de avaliação não é realizado pelo AT, mas sim, pelo analista do comportamento responsável do caso.

Quais os Benefícios do Tratamento com a terapia aba?

O tratamento baseado na intervenção em terapia ABA pode trazer benefícios no que diz respeito ao ganho de habilidades necessárias a serem desenvolvidas com o indivíduo, na aprendizagem de novos comportamentos e na diminuição de comportamentos excessivos que possam acarretar prejuízos ao paciente.

Melhoria nas habilidades sociais, desenvolvimento da comunicação, aprimoramento das habilidades acadêmicas, desenvolvimento de habilidades de vida diária, e promoção da independência.

No contexto escolar, por exemplo, o AT realiza a mediação do paciente com os outros colegas, de modo a fornecer suporte para que o indivíduo consiga interagir com os pares, brincar, compartilhar a atenção, conversar, fazer pedidos.

A intervenção é planejada de modo que o AT ofereça um nível de suporte à criança, apresentando instruções e modelos, de modo a aproveitar as oportunidades de ensino existentes nesse contexto de intervenção e gradativamente, diminua esse nível de ajuda, ao ponto de o indivíduo conseguir apresentar de forma independente, comportamentos e habilidades ensinadas.

É importante observar que os benefícios da Terapia ABA podem variar de pessoa para pessoa, dependendo das necessidades individuais e da intensidade do tratamento.

Além disso, a Terapia ABA é frequentemente recomendada como parte de uma abordagem de intervenção mais ampla que pode incluir outras terapias e suportes. A decisão de iniciar a Terapia ABA deve ser feita após uma avaliação cuidadosa por um profissional qualificado.