Transforme a infância em um mundo de possibilidades! Descubra como a Terapia Ocupacional ajuda crianças a crescerem e aprenderem melhor.
Qualquer criança que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional e apresente alguma Disfunção no Processamento Sensorial.
A Terapia de Integração Sensorial de Ayres é indicada nos casos que é identificada a Disfunção do Processamento Sensorial, sendo que o único profissional habilitado para fazer a avaliação é o Terapeuta Ocupacional com a devida formação necessária.
O tratamento visa fornecer estímulos sensoriais à criança em um processo natural e lúdico, focando em sensações corporais – principalmente táteis, proprioceptivas e vestibulares.
O Perfil Sensorial 2 de Dunn, que é um protocolo de avaliação padronizado e já traduzido para o português, que identifica padrões de processamento sensorial e, através da interpretação do terapeuta ocupacional, mostra como eles podem trazer impactos na participação social e no comportamento da criança.
E a EASI (Evaluation Ayres Sensory Integration), que é uma nova ferramenta de desenvolvimento para avaliar as dificuldades e disfunções da Integração Sensorial. Fornece um conjunto válido e confiável de testes para avaliar as principais funções de integração sensorial que fundamentam a aprendizagem, o comportamento e a participação.
O EASI mede a percepção sensorial, integração motora postural/ocular/bilateral, práxis e reatividade sensorial, de uma maneira que minimiza as influências da cultura, compreensão da linguagem e experiência anterior. Os testes EASI se destinam à crianças de 3 a 12 anos e serão estão sendo disponibilizados a Terapeutas Ocupacionais devidamente treinados.
• Fornece condições na qual a criança possa explorar o ambiente ao seu redor de forma natural;
• Organização da conduta;
• Aumentar a habilidade da criança de manter-se interessada em algo;
• Promover a melhoria das habilidades motoras e planejamento dos movimentos;
• Melhorar a confiança e autoestima da criança em suas próprias habilidades;
• Melhorar as interações sociais e ambientais, inserindo-as nesses contextos.
Quem somos:
A ARTE PSICO é uma clínica interdisciplinar, especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Focada em Intervenção Comportamental Intensiva (ICI), Pesquisa, Saúde e Educação.
Somos a primeira Clínica no ABC a realizar atendimentos para Adolescentes em uma Casa Simulada.
Público-alvo:
Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual e/ou outros transtornos do desenvolvimento.
O que fazemos:
A Arte Psico atua com uma equipe especializada formada por profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Musicoterapia, e Acompanhantes Terapêuticos – treinados e supervisionados por Analistas do Comportamento.